Módulo 06

AULA 1 – MÓDULO 6 – CINÉTICA QUÍMICA

Duração: 27 minutosComplexidade: Fácil

O vídeo apresenta uma introdução à cinética química, focando nas velocidades das reações e nos fatores que as influenciam. O apresentador explica como calcular a velocidade média de uma reação, utilizando a variação da quantidade de reagentes e produtos ao longo do tempo. Ele destaca a importância de entender a proporção estequiométrica entre os reagentes e produtos, além de mostrar como interpretar gráficos de concentração em função do tempo. O conteúdo é estruturado de forma a facilitar a compreensão dos conceitos fundamentais da cinética química.

AULA 2 – MÓDULO 6 – ESTEQUIOMETRIA NA CINÉTICA QUÍMICA

Duração: 27 minutosComplexidade: Fácil

O vídeo aborda a relação entre estequiometria e cinética química, enfatizando a importância de identificar grandezas e calcular a velocidade de reações. O apresentador utiliza exemplos práticos, como a reação de condução de metano, para demonstrar como encontrar valores desconhecidos, como 'x'. Ele também explica a transformação de unidades de tempo e a aplicação da regra de três para calcular a produção de água. Ao final, o apresentador incentiva os espectadores a realizarem exercícios de forma independente e se prepara para o próximo vídeo.

AULA 3 – MÓDULO 6 – TEORIA DAS COLISÕES E DO COMPLEXO ATIVADO

Duração: 22 minutosComplexidade: Fácil

O vídeo aborda a Teoria das Colisões e o conceito de Complexo Ativado, explicando que para uma reação ocorrer, é necessário que haja colisões efetivas entre as moléculas. Utilizando uma analogia com um casamento, o apresentador ilustra que nem toda colisão resulta em uma reação. Ele também discute a energia de ativação, que é a energia necessária para formar o complexo ativado, e apresenta gráficos que ajudam a entender reações não elementares. A variação de entalpia é analisada, mostrando que a reação direta é exotérmica, enquanto a inversa é endotérmica. O vídeo conclui com uma preparação para o próximo tópico sobre catalisadores.

AULA 4 – MÓDULO 6 – CATALISADOR

Duração: 27 minutosComplexidade: Fácil

O vídeo aborda o conceito de catalisador, explicando que se trata de uma substância que acelera reações químicas ao diminuir a energia de ativação. O apresentador destaca que os catalisadores são altamente específicos e atuam tanto na reação direta quanto na inversa, sem deslocar o equilíbrio. Além disso, menciona a formação de complexos ativados e a diferença entre catalisadores e inibidores. O vídeo também sugere que os espectadores realizem exercícios para fixar o conteúdo.

AULA 6 – MÓDULO 6 – LEI DA VELOCIDADE

Duração: 27 minutosComplexidade: Fácil

O vídeo aborda a lei da velocidade das reações químicas, destacando que a velocidade é proporcional às concentrações dos reagentes, com a temperatura constante. A importância de manter variáveis constantes ao analisar a influência de diferentes substâncias na velocidade da reação é enfatizada. A ordem da reação, que é a soma das ordens dos reagentes, é determinada pela etapa lenta do processo. O vídeo também diferencia reações elementares de não elementares, ressaltando que as primeiras têm expoentes iguais aos coeficientes. Por fim, a prática de exercícios é sugerida como essencial para a compreensão da cinética.

AULA 7 – MÓDULO 6 – SOLUBIDADE

Duração: 30 minutosComplexidade: Fácil

O vídeo explora o conceito de soluções, definindo-as como misturas homogêneas compostas por soluto e solvente, sendo o solvente a parte que dissolve o soluto. A discussão se concentra nas soluções líquidas, como a mistura de água e etanol, e menciona também soluções sólidas e gasosas. A solubilidade é influenciada pela temperatura e é classificada em insaturada, saturada e supersaturada, dependendo da quantidade de soluto dissolvido em relação ao coeficiente de solubilidade. O vídeo também aborda a condutividade elétrica das soluções, diferenciando entre eletrolíticas e não eletrolíticas.

AULA 9 – MÓDULO 6 – GRÁFICOS DE SOLUBIDADE

Duração: 30 minutosComplexidade: Fácil

O vídeo aborda a importância dos gráficos de solubilidade, que mostram como a solubilidade de substâncias varia com a temperatura e a quantidade de soluto. A posição de um ponto em relação à curva de solubilidade indica se a solução é insaturada, saturada ou supersaturada. Além disso, o vídeo explica que a solubilidade de gases diminui c

AULA 10 – MÓDULO 6 – EXERCÍCIOS

Duração: 30 minutosComplexidade: Fácil

O vídeo aborda a correção de exercícios sobre a solubilidade do nitrato de potássio (KNO3) em função da temperatura, destacando que a solubilidade aumenta com o aumento da temperatura. É mencionado que uma solução com 400 gramas de KNO3 em 300 gramas de água é super saturada, pois contém mais soluto do que o coeficiente de solubilidade. O vídeo também propõe um cálculo da massa de uma solução saturada a 30 graus Celsius e discute o que acontece quando uma solução saturada a 90 graus é resfriada para 60 graus, resultando na formação de um precipitado. Por fim, é concluído o tema da solubilidade. Apply Edit

AULA 8 – MÓDULO 6 – EXEMPLO

Duração: 30 minutosComplexidade: Fácil

No vídeo, o apresentador discute exemplos práticos de cálculos relacionados à solubilidade do KNO3. Ele analisa uma solução de KNO3 a 10 graus Celsius, onde 60 gramas de soluto indicam que a solução está insaturada. Em seguida, ele aborda uma solução saturada a 40 graus Celsius, explicando como calcular a massa de KNO3 que pode ser dissolvida em 600 gramas de água. O apresentador demonstra que, ao resfriar a solução, a quantidade de soluto que permanece dissolvida e a que precipita podem ser determinadas.

AULA 11 – MÓDULO 6 – CONCENTRAÇÃO COMUM E MOLAR

Duração: 30 minutosComplexidade: Fácil

O vídeo aborda o conceito de concentração, explicando a relação entre a massa do soluto e o volume da solução. A concentração comum, expressa em gramas por litro, é detalhada, assim como a concentração molar, que relaciona a quantidade de matéria com o volume. Exemplos práticos são apresentados para calcular a concentração em diferentes situações, enfatizando a importância de anotar os dados e realizar as conversões necessárias. O apresentador incentiva os espectadores a praticarem os exercícios relacionados ao tema.

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