Módulo 06

AULA 12 – MÓDULO 6 – TÍTULO

Duração: 30 minutosComplexidade: Fácil

O vídeo aborda a concentração em massa por massa, que relaciona a massa do soluto com a massa da solução, exemplificando com a porcentagem de 2,8%. A transformação de porcentagem para mol por litro é discutida, destacando a importância da densidade para calcular volume a partir da massa. O conceito de peso por peso é apresentado como sinônimo de concentração em massa por massa. Além disso, o vídeo enfatiza a necessidade de entender a relação entre massa e mol, especialmente em soluções líquidas.

AULA 13 – MÓDULO 6 – EXERCÍCIOS

Duração: 30 minutosComplexidade: Fácil

O vídeo apresenta uma série de exercícios sobre concentrações em química, começando com a solução de fluoreto de sódio e a necessidade de calcular a massa de NaF em dois litros. O apresentador discute a conversão de porcentagens em massa e a transformação de concentrações em mol por litro, enfatizando a importância da densidade. Ele também aborda a concentração de H2SO4 e CuSO4, incentivando os espectadores a praticarem esses conceitos. O objetivo é ajudar os alunos a entenderem melhor as relações entre massa, volume e concentração.

AULA 14 – MÓDULO 6 – CONCENTRAÇÃO EM PARTES POR MILHÃO

Duração: 30 minutosComplexidade: Fácil

O vídeo aborda a concentração em partes por milhão (PPM), explicando que se refere à quantidade de soluto em um milhão de partes de solução, especialmente em contextos de concentrações muito pequenas. Exemplos práticos são dados, como a presença de potássio e chumbo em soluções, destacando a importância da medição precisa em miligramas. A relação entre massa e volume é enfatizada, assim como a conversão entre diferentes unidades de medida, como miligramas e litros. O vídeo também menciona a preocupação com a contaminação por metais pesados, como o chumbo, e finaliza com uma breve explicação sobre partes por bilhão (PPB).

AULA 15 – MÓDULO 6 – DILUIÇÃO

Duração: 30 minutosComplexidade: Fácil

O vídeo explica a diferença entre diluir e dissolver, destacando que diluir envolve a adição de solvente para diminuir a concentração de uma solução. A concentração final é calculada com base na fórmula CVCV, onde a concentração inicial multiplicada pelo volume inicial é igual à concentração final multiplicada pelo volume final. Um exemplo prático é apresentado, onde a adição de água a uma solução resulta em um aumento do volume e uma diminuição da concentração. O vídeo também enfatiza a importância de manter as unidades de medida consistentes durante os cálculos.

AULA 16 – MÓDULO 6 – MISTURA E SOLUÇÕES COM O MESMO SOLUTO

Duração: 30 minutosComplexidade: Fácil

O vídeo aborda a mistura de soluções que possuem o mesmo soluto, destacando a importância do volume e da concentração nos cálculos. Utilizando exemplos práticos, como a mistura de sucos, é explicado que a concentração final deve ser intermediária entre as concentrações iniciais. O cálculo do número de mol e a transformação de números em potência de dez são apresentados como ferramentas úteis. Ao final, é demonstrado que a concentração final obtida é de 0,28 mol por litro, confirmando que está entre as concentrações iniciais.

AULA 17 – MÓDULO 6 – MISTURA DE SOLUÇÕES COM SOLUTOS DIFERENTES QUE NÃO REAGEM ENTRE SI

Duração: 30 minutosComplexidade: Fácil

O vídeo aborda a mistura de soluções com solutos que não reagem entre si, destacando que, ao combinar volumes iguais de diferentes concentrações, o resultado é uma mistura sem reações químicas. O apresentador demonstra como calcular a concentração final de cada soluto, utilizando exemplos práticos como o MGSO4 e MGBR2. Ele explica a dissociação dos compostos em íons e a importância de considerar as proporções estequiométricas. Além disso, menciona a mistura de soluções que reagem, que apresenta um comportamento diferente.

AULA 18 – MÓDULO 6 – MISTURA DE SOLUÇÕES COM SOLUTOS DIFERENTES QUE REAGEM ENTRE SI

Duração: 30 minutosComplexidade: Fácil

O vídeo aborda a mistura de soluções com solutos diferentes que reagem entre si, focando na neutralização de um resíduo de ácido fúrico. O apresentador orienta os espectadores a calcular a massa de bicarbonato de sódio necessária para essa neutralização, explicando a relação entre número de mols e concentração. Ele também menciona a neutralização de ácido metanóico e apresenta exercícios práticos para reforçar o aprendizado. A importância de entender a estequiometria e a concentração em volume é destacada ao longo da explicação.

AULA 19 – MÓDULO 6 – EXERCÍCIOS

Duração: 30 minutosComplexidade: Fácil

No vídeo, o protagonista apresenta o exercício número três, que envolve o cálculo da concentração final do sal formado a partir de uma solução básica de KOH e uma solução ácida. Ele explica a relação estequiométrica entre os reagentes, destacando a importância de identificar o reagente limitante e o excesso. Através de uma fórmula simples, ele demonstra como calcular a concentração final, resultando em 0,02 mol por litro. O vídeo conclui incentivando os espectadores a praticarem outros exercícios.

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